Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de agosto de 2011

NÃO GOSTO

Fonte: Revista Naipe
01/08/2011

Na contramaré da popularidade ilhoa, moradores reclamam ampla e empolgadamente de Florianópolis


Final de tarde na Praia das Palmeirinhas, na região continental de Florianópolis (Thiago Momm).

“Qual o limite de linhas?”, pergunta a universitária à Naipe durante a entrevista por email. “Porque eu já respondi as perguntas, mas sempre tem mais material quando o assunto é falar mal de Florianópolis.”

Sim. A Florianópolis elogiada pelo New York Times, adulada pelos guias turísticos, sacralizada pela mídia em geral não é, como fazem crer, uma grande ciranda de moradores cantando de mãos dadas o Rancho de Amor à Ilha – ou pescando a própria tainha no final de tarde, como descreveu a Veja em matéria mais elogiosa que a canção de Zininho.

A Naipe não encontrou pesquisas que questionem isso, mas, para tentar conhecer melhor a opinião de quem não compra a ideia de Floripa-paradise, lançou uma enquete online: “Você gosta de viver em Florianópolis?”. Ao final, 170 pessoas responderam as três perguntas. Os resultados:

"Você gosta de morar em Florianópolis?" 
  • Razoavelmente, sei dos problemas da cidade mas não deixaria de viver aqui: 63%
  • Não gosto. Quero ir morar em outra cidade: 21% 
  • Sim, muito. Jamais me mudaria daqui: 13% 
  • Odeio. Só moro aqui porque sou obrigado: 3%

"Caso não esteja satisfeito, qual seu principal motivo?"
  • Infraestrutura: 32%
  • Falta de opções de lazer/culturais: 20% 
  • Provincianismo: 14% 
  • Mercado de trabalho limitado: 14%
  • Outros: 20%
"Você acredita que Florianópolis é superestimada?" 
  • Sim: 78%
  • Não: 22%


Aglomerado de praias
 
A estudante da Udesc Julie Maillard é do time do “odeio”. Ela não vê a hora de se formar e ir embora: “O problema é que tenho dificuldade de ver Florianópolis como uma cidade. Isso aqui é um aglomerado de praias com um centrinho ‘urbano’ diminuto e que oferece opções na mesma medida em que investe no transporte público – cada vez menos”.

A sua principal crítica é em relação à falta de diversidade: “E antes que comecem com histórias sobre a natureza, praias, Mata Atlântica, Rendeiras e seja lá o que mais, falemos de diversidade cultural, musical, de entretenimento e de públicos. As pessoas esquecem que nem todo mundo que mora aqui é surfista, gosta de praia ou ouve reggae”, destila, e se empolga:

"Sem contar que a impressão que se tem é que a ilha foi enclausurada numa bolha do tempo. Tudo demora uma eternidade pra chegar aqui e mais tempo ainda pra finalmente ir embora. Isso se aplica a filmes, shows, lojas, modismos e qualquer tipo de informação, que parece encontrar na ponte Hercílio Luz uma barreira intransponível."

Não, não é um caso isolado e nem exclusivo de quem veio de fora.

O manezinho estudante de Arquitetura da UFSC Augusto Ramos também acredita que Florianópolis é um deserto cultural, mas o que mais lhe incomoda é a falta de organização. “Aqui nada funciona. O transporte é um lixo, o asfalto é um nojo e o que tem de lazer, além de ser ruim, é caro”. Augusto também se irrita com a mentalidade de moradores que propagam a campanha fora-haole: “É um pensamento mesquinho, como se o nativo fosse melhor do que os outros. Eu sou daqui e sempre fui muito bem recebido em outros lugares”.

Ele pretende se mudar para Curitiba, Porto Alegre ou São Paulo assim que puder: “Sem dúvida aqui é melhor pra passar férias do que pra morar”.

Não pode falar mal
 
A estudante de moda Tchéri Netto, que morou a vida toda na ilha, costuma receber muitas críticas à sua opinião negativa sobre Floripa. “Acho que as pessoas aqui têm mentalidade muito pequena. O mundo evolui, as pessoas evoluem, mas parece que a ilha fica estagnada naquele comportamento de cidade de interior.”

“Em São Paulo ninguém fica ofendido com quem fala mal da cidade, não tem esse orgulho todo”, avalia o jornalista Luiz Augusto Fakri. Paulistano, ele veio todo faceiro estudar na UFSC em 2001, animado com a possibilidade de viver o sonho do eu-moro-onde-você-passa-férias. Mas desencantou. Percebeu que pegava o mesmo trânsito que em São Paulo, passou a ouvir comentários sobre “roubar vaga dos outros na universidade” e se deu conta de que preferia cidades maiores.

Assim que se formou, ele voltou para a capital paulista: “Gosto de Florianópolis, mas não voltaria a morar aí porque sou mais urbano. Floripa não é pequena de população, mas tem uma mentalidade de cidade pequena. Não é que eu não goste das pessoas, tenho muitos amigos aí. Só acho a mentalidade imatura pro que a cidade é.”

8 comentários:

  1. sou gaucho de Porto Alegre, minha família veio morar aqui em floripa, meu pai e meu irmão se encantarão com a cidade, eles falarao tanto da cidade que decidi vir também morar aqui para ver se era tudi isso, bah ja estou a 1 mes aqui e só fui iludido, nao me encantei nenhum um pouco pela cidade, achei tudo pequeno aqui, me achei deslocado aqui, resumindo depois de 1 mês to voltando para porto alegre, prefiro cidade grande, floripa é uma cidade boa e bonita "para passar férias" morar não.

    ResponderExcluir
  2. sou gaucho de Porto Alegre, minha família veio morar aqui em floripa, meu pai e meu irmão se encantarão com a cidade, eles falarao tanto da cidade que decidi vir também morar aqui para ver se era tudi isso, bah ja estou a 1 mes aqui e só fui iludido, nao me encantei nenhum um pouco pela cidade, achei tudo pequeno aqui, me achei deslocado aqui, resumindo depois de 1 mês to voltando para porto alegre, prefiro cidade grande, floripa é uma cidade boa e bonita "para passar férias" morar não.

    ResponderExcluir
  3. Esta fazendo 2 anos que estou morando aqui, sou de São Paulo e pretendo voltar para lá.

    ResponderExcluir
  4. Floripa nao e tudo aquilo so turismo mesmo da ilusão ou fantasia

    ResponderExcluir
  5. Excelente a colocação: nós, paulistanos, não ficamos ofendidos quando falam mal de SP. Isso comprova a mentalidade arrogante de se achar mais que impera em Florianópolis. Morei na Ilha por 15 anos e fui muito maltratada e discriminada por ser "haole", peguei ranço. VAZEI

    ResponderExcluir
  6. 2021 e esta ilha tá como? Suja, fedida, trânsito caótico, gente folgada e espaçosa, MUITO, MAS MUIIITO BARULHO MESMO! Nem em SP de onde eu vim o povo fazia TANTO BARULHO como nesse inferno de lugar. É som lixo alto em cada canto, obra pra todo lado. Ah, falando em obra.. se você não aguenta mais barulho de martelo e maquita, passe longe desse lugar. Aqui parece que esses inúteis nascem com uma maquita na mão. Impressionante como essa porcaria grita todo maldito dia há 3 anos que moro nesse inferno.

    FLORIANÓPOLIS É LINDA, MAS AS PESSOAS (RESIDENTES OU NÃO) DESTRUÍRAM A BELEZA NATURAL DESSE LUGAR!
    BRASILEIRO É O CÂNCER DO MUNDO, PRO INFERNO!

    BARULHO E MAIS BARULHO ENQUANTO ESCREVO ISSO...

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o colega de cima, esse lugar está cada dia mais lixo, e não é só pelo esgoto das praias, acho q devido a tanto propaganda feita em cima da cidade acaba atraindo todo tipo de FDP TB, mas as pessoas nesse lixo estão cada dia mais mal educadas, arrogants, prepotentes uma gente sem vergonha e tem desde o burguês até o mais pobre assim, jovem , velho, home, mulher, pedestre aqui não tem vez, é o dia inteiro carro em cima de calçada, em cima de faixa de pedestre, de ciclovia, esses vermes entram num carro e deixam de ser ser humanos, acho q aqui deve ser um dos piores trânsitos e piores motoristas do Brasil, e nem na sua casa vc consegue ter paz e sossego q devido a falta de educação desse gente q aqui habita, é só barulho o dia inteiro, ainda bem q dos de quase 10 anos estou voltando pra Sp, isso aqui é pra passar férias e olhe lá

    ResponderExcluir
  8. O tipo de cidade superestimada e cujos nativos querem mais que vc vá embora o quanto antes. Transporte público péssimo, serviços nem se fala, preços extorsivos da moradia ao mercado, tudo muito caro e que deixa a desejar. Vim morar em Floripa por causa do trabalho, feliz da vida, mas não vejo a hora de ir embora. O único ponto positivo que vejo é a segurança mas não sei se compensa pra viver numa cidade na qual os nativos te olham de cara feia, falam mal de todos que vêm de fora e querem mais que vc vá embora o quanto antes. Fuja!

    ResponderExcluir