Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Absurdos Culturais

Florianópolis é uma cidade turística. Não obstante, o "carro-chefe" do turismo em Florianópolis são suas belezas naturais, como as mais de 100 praias, a laguna da "Lagoa da Conceição", a lagoa do Peri, as enseadas, as pontas, as ilhas e baías. Devido a esta grande diversidade de opções de lazer, o turista que frequenta Florianópolis não toma conhecimento das opções culturais, as quais são poucas.

Temos em Florianópolis o Centro Integrado de Cultura (CIC), um dos poucos lugares onde se pode desfrutar de peças de teatros, cinemas, exposições, shows e afins. No entanto, em meados do primeiro semestre de 2009 o CIC foi fechado para uma reforma geral, onde se pretendiam realizar melhorias e ampliações.

No dia 7 de Maio de 2009, O governador Luiz Henrique, o vice-governador Leonel Pavan, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, e a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Anita Pires assinaram a ordem de serviço de reforma e revitalização do local, com a promessa de entrega em 240 dias, ou, para Janeiro de 2010 (Fonte: http://www.sol.sc.gov.br).

Antes do prazo da entrega, a previsão para entrega do CIC foi adiada para Março de 2010. Algum tempo depois, em reportagem publicada no Diário Catarinense em 17 de dezembro, a informação do diretor de Patrimônio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), engenheiro Halley Filipouski, que acompanha o andamento da obra, era de que as principais atividades do CIC voltariam a funcionar em julho de 2010.

No dia 3 de Março de 2010, o site www.floripamanha.org publicou a seguinte notícia: "Pela terceira vez, mudou a data da reabertura do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, que só deverá ter sua estrutura funcionando no final deste ano."

Ontem, dia 02/02/2011, O Jornal do Almoço da RBSTV exibiu reportagem sobre as obras do CIC. Resumidamente, após consumir R$ 5 milhões e meio dos cofres de SC, as obras do CIC não têm prazo para serem concluídas. De acordo com o Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Joceli de Souza, "os vários atrasos na reforma aconteceram devido a FALTA DE PLANEJAMENTO na realização das etapas da obra. Foi atacado de forma dispersa, foi mexido um pouquinho aqui, um pouquinho lá, um pouquinho acolá, mas não houve nenhuma conclusão".

A reportagem, com cenas do local, pode ser visualizada no site da RBS

E hoje, dia 03/02/2011, o site www.ndonline.com.br publicou a seguinte notícia: "Suspenso pagamento de obras do CIC, em Florianópolis - Secretário Cesár Souza Jr. anunciou medidas na tarde desta terça-feira".
O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Jr. acaba de anunciar três ações para resolver a reforma do CIC (Centro Integrado de Cultura), cuja conclusão está atrasada: suspender os pagamentos até que a empreiteira apresente um cronograma das obras e laudo técnico, auditoria externa do Tribunal de Contas e ainda uma auditoria interna da própria secretaria. O secretário afirmou que enquanto não tiver informações sobre a obra que já consumiu R$ 5.522.908,68, os pagamentos serão suspensos. Dependendo do resultado das auditorias, não está descartado o lançamento de novo edital.


Novamente teremos de esperar outro processo burocrático, para que então possamos, ou não, ver progresso nas obras do CIC. Já é possível prever novos atrasos para a entrega final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário